José Leite Lopes foi um físico brasileiro que foi um dos fundadores da CBPF, foi orientado por Pauli, teve seu doutorado em Princenton, foi o único brasileiro que recebeu o prêmio UNESCO Science Prize e foi um dos principais nomes na luta de investimentos para pesquisas científicas em países subdesenvolvidos.
Teve uma importância fundamental na área de física teórica nas seguintes pesquisas:
- Predição da existência de um bóson vetorial neutro (bóson Z), em 1958, através da elaboração de uma equação que mostrava a analogia da interação nuclear fraca com o eletromagnetismo. Steven Weinberg, Sheldon Glashow e Abdus Salam usaram posteriormente estes resultados para desenvolver a unificação do eletromagnetismo e a interação nuclear fraca. Eles foram premiados com o Nobel da Física em 1979.
- O modelo de dominância do vetor na interação nuclear fraca
- Estrutura nuclear shell em reações fotonucleares
- A construção do espaço de Fock
- Potencial pseudoscalar de um méson na teoria do dêuteron
- Pares de mésons escalares
- Modelos estruturais de léptons e quarks
Sinopse:O filme mostra a trajetória dos físicos brasileiros José Leite Lopes e César Lattes e sua contribuição para o desenvolvimento da Física no Brasil. É apresentada a carreira científica dos dois cientistas no Brasil e no exterior, com destaque para a descoberta do Méson Pi e para a participação de Lattes e Leite Lopes na fundação do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas em 1949 e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico em 1951. O documentário conta com depoimentos dos protagonistas e também de Simon Schwartzman, Alfredo Marques, Fernando de Souza Barros, Marcelo Damy, Henrique Lins de Barros, Amélia Império Hamburguer, Edson Shibuya e Humberto Siqueira Brandi.
Instituições onde estudou:
Referências:
- http://www.canalciencia.ibict.br/notaveis/jose_leite_lopes.html
- http://educacao.uol.com.br/biografias/jose-leite-lopes.htm
- http://www.cbpf.br/LeiteLopes/