domingo, 15 de maio de 2016

Física no filme Gravidade










Sinopse do filme: Matt Kowalski (George Clooney) é um astronauta experiente que está em missão de conserto ao telescópio Hubble juntamente com a doutora Ryan Stone (Sandra Bullock). Ambos são surpreendidos por uma chuva de destroços decorrente da destruição de um satélite por um míssil russo, que faz com que sejam jogados no espaço sideral. Sem qualquer apoio da base terrestre da NASA, eles precisam encontrar um meio de sobreviver em meio a um ambiente completamente inóspito para a vida humana.

Um dos erros presente no filme é em relação a própria gravidade, em uma das cenas uma das personagens pula de uma estação espacial para outra, na realidade essa "manobra" deveria ser muito bem planejada, já que a diferença de velocidade das naves são de aproximadamente 180km/h.
Outro erro seria a perda de comunicação entre os protagonistas e a NASA, que de acordo com cientistas isso não aconteceria a apenas 230 milhas da terra, já que a comunicação via satelite orbita numa distancia até 100 vezes maior.
Um dos maiores acertos do longa foi a representação do espaço, da aurora polar, a espessura da atmosfera da terra, e principalmente as caminhadas espaciais, que mostraram as dificuldades existentes  em relação a física na terra.