Nascido exatamente 300 anos após a morte de Galileu Galileu, Stephen Hawking é um físico britânico que fez importantes contribuições para a ciência no ramo de buracos negros, além disso foi autor de vários livros inclusive livros infantis e também ao longo do tempo se tornou ícone da cultura pop.
Os principais campos de pesquisa de Hawking são cosmologia teórica e gravidade quântica. Em 1971, em colaboração com Roger Penrose, provou o primeiro de muitos teoremas de singularidade; tais teoremas fornecem um conjunto de condições suficientes para a existência de uma singularidade no espaço-tempo. Este trabalho demonstra que, longe de serem curiosidades matemáticas que aparecem apenas em casos especiais, singularidades são uma característica genérica da relatividade geral.
Hawking também sugeriu que, após o Big Bang, primordiais ou miniburacos negros foram formados. Com Bardeen e Carter, ele propôs as quatro leis da mecânica de buraco negro, fazendo uma analogia com termodinâmica. Em 1974 calculou que buracos negros deveriam, termicamente, criar ou emitir partículas subatômicas, conhecidas como radiação Hawking, além disso, também demonstrou a possível existência de miniburacos negros. Hawking também participou dos primeiros desenvolvimentos da teoria dainflação cósmica no início da década 80 com outros físicos como Alan Guth, Andrei Linde e Paul Steinhardt, teoria que tinha como proposta a solução dos principais problemas do modelo padrão do Big Bang.¹
Aos 21 anos recebeu um diagnostico, no qual descobriu ser portador da doença de Lou Gehrig ou Esclerose lateral amiotrófica a qual faz com que o sistema nervoso enfraqueça os músculos e afeta a função motora.²
Aparições de Stephen Hawking em seriados:
Star Trek: Next Generation
The Simpsons
The Big Bang Theory
Além dessas aparições em seriados muitos filmes sobre sua biografia foram feitos, entre eles o mais recente: A teoria de tudo, já comentado aqui no blog.
2 - Hospital Israelita A. Einstein
By: João de Alencar.