sexta-feira, 30 de setembro de 2016

Administração do blog


A partir do dia 30/09/2016 não haverá mais postagens semanais do integrante João de Alencar.
Motivo: O mesmo irá postar apenas assuntos relacionados ao trabalho do robô gladiador. 

sábado, 17 de setembro de 2016

sexta-feira, 16 de setembro de 2016

6 filmes sobre gênios reais da ciência e da tecnologia




Sinopse do vídeo: Apesar do sucesso, "A Teoria de Tudo" e "Jogo da Imitação" não são os primeiros filmes que falam sobre gênios da ciência e da tecnologia. Para refrescar a memória, então, separamos outros seis (e mais um bônus) que seguem a mesma linha de longas-metragens biográficos. Confira no vídeo.

As leis de Kepler







Número do episódio Link
21Clique aqui

sexta-feira, 9 de setembro de 2016

FÍSICA

O físico estuda a relação entre a matéria e a energia, suas propriedades e as leis que regem sua interação. O bacharel lida com corpos e fenômenos físicos de todas as dimensões, de partículas subatômicas à imensidão do cosmo. Pode especializar-se em diversas áreas, como acústica, astrofísica e física nuclear. Aplica as leis do mundo físico tanto na pesquisa pura quanto na solução de questões práticas e cotidianas. Na indústria, cria e aperfeiçoa materiais, produtos e processos. Atua, ainda, na área de física médica, desenvolvendo e aplicando tecnologias e equipamentos nucleares e radioativos para diagnóstico e tratamento. O maior campo de trabalho, contudo, é mesmo o ensino. Para lecionar nos ensinos Fundamental e Médio é preciso cursar uma licenciatura.

FÍSICA MÉDICA
Algumas instituições oferecem especificamente o curso de Física Médica. Radiologia diagnóstica, medicina nuclear e radioterapia são os maiores campos de atuação desse profissional. Ele é responsável pelo dimensionamento de equipamentos, por procedimentos de segurança quanto à radiação, como a determinação do tipo e do tamanho de blindagens e a determinação e calibragem das doses de radiação, e pela avaliação e supervisão da utilização de equipamentos de imagem (tomógrafos, por exemplo).

Mercado de Trabalho

Faltam professores de física. A demanda é grande em escolas públicas e particulares e cursinhos, em todo o país, especialmente no Norte, no Nordeste e no Centro-Oeste. Instituições financeiras, indústrias e departamentos de tecnologia da informação de grandes empresas buscam recém-formados, tanto da licenciatura quanto do bacharelado. A Petrobras contrata para atuar em pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias de prospecção e extração de petróleo. Na área de física médica, há demanda em radioterapia e medicina nuclear. A Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen) exige que institutos e clínicas de medicina nuclear mantenham um físico responsável pelo controle de dosagem e pela proteção radiológica. Sul e Sudeste concentram as vagas em grandes empresas e na área acadêmica. O Nordeste oferece oportunidades em universidades federais.

Curso

Já no início, o currículo envolve muita matemática e física básica. A partir do segundo ano, há física avançada, eletromagnetismo, eletrostática, termodinâmica, astrofísica e muitos experimentos práticos. Para lecionar nos ensinos Fundamental e Médio é preciso cursar licenciatura. Ao final, é obrigatória a apresentação de uma monografia, além da realização de estágio. 

Duração média: 4 anos. 

Outros nomes: Ciên. (fís.); Ciên. Fís. e Biomoleculares; Quím./Fís. (fís.).

Fonte: http://guiadoestudante.abril.com.br/profissoes/ciencias-exatas-informatica/fisica-686301.shtml

Força gravitacional

Ao estudar o movimento da Lua, Newton concluiu que a força que faz com que ela esteja constantemente em órbita é do mesmo tipo que a força que a Terra exerce sobre um corpo em suas proximidades. A partir daí criou a Lei da Gravitação Universal.

Lei da Gravitação Universal de Newton:
"Dois corpos atraem-se com força proporcional às suas massas e inversamente proporcional ao quadrado da distância que separa seus centros de gravidade."
Onde:
F=Força de atração gravitacional entre os dois corpos
G=Constante de gravitação universal
M e m = massa dos corpos
d=distância entre os centros de gravidade dos corpos.

Nas proximidades da Terra a aceleração da gravidade varia, mas em toda a Litosfera (camada em que há vida) esta pode ser considerada constante, seus valores para algumas altitudes determinadas são:
Altitude (km)Aceleração da Gravidade (m/s²)Exemplo de altitude
0
9,83
nível do mar
8,8
9,80
cume do Monte Everest
36,6
9,71
maior altura atingida por balão tripulado
400
8,70
órbita de um ônibus espacial
35700
0,225
satélite de comunicação

Fonte: http://www.sofisica.com.br/conteudos/Mecanica/GravitacaoUniversal/gu.php
Postagem por: Beatriz Rocha

Leis de Newton







Número do episódio Link
06Clique aqui

5 filmes para metemáticos




                                    

segunda-feira, 5 de setembro de 2016

Análise gráfica dos movimentos

Gráficos e tabelas fazem parte de nossa vida diária. Você vai aprender a analisar tabelas e compreender os principais gráficos do movimento uniforme e do movimento uniformemente variado.
A tabela abaixo caracteriza o movimento de um automóvel, onde se lê a posição escalar do automóvel em vários instantes do movimento. 
Tempo (s)Posição (m)
00
360
6120
9180
12240
Observe que a velocidade do automóvel é constante porque ele percorre distâncias iguais em intervalos de tempo iguais. Como a velocidade escalar é constante, a aceleração escalar é zero. Além disso, o veículo se movimenta no sentido positivo do eixo das posições.

A tabela permite construir os seguintes gráficos:

Gráfico aceleração-tempo
Gráfico aceleração tempo (Foto: Reprodução)
Quando o movimento é uniforme o gráfico aceleração-tempo é uma reta localizada sobre o eixo dos tempos.
Gráfico velocidade-tempo
Gráfico velocidade-tempo (Foto: Reprodução)
Quando o movimento uniforme o gráfico velocidade-tempo é uma reta paralela ao eixo dos tempos.

Gráfico posição-tempo
Gráfico posição-tempo (Foto: Reprodução)
Quando o movimento é uniforme o gráfico posição-tempo é uma reta inclinada em relação ao eixo dos tempos. Se o móvel se desloca no sentido positivo do eixo a inclinação da reta é positiva.

Resumo do movimento uniforme
Se uma partícula realiza um movimento uniforme temos:
(I) a aceleração escalar é igual a zero;
(II) a velocidade escalar é constante e diferente de zero;    
(III) a posição escalar obedece a uma função do primeiro grau e pode ser representada do seguinte modo: s = s0+ v.t, onde s representa a posição escalar no instante ts0 a posição escalar no início da contagem dos tempos e v a velocidade escalar.

GRÁFICOS DO MUV

A tabela abaixo caracteriza o movimento de um atleta ao iniciar uma corrida, onde se lê a velocidade escalar da pessoa em vários instantes do movimento.
Tempo (s)Velocidade (m/s)
00
11,2
22,4
33,6
44,8
A velocidade do atleta varia de 1,2 m/s a cada segundo, isto é, seu movimento é uniformemente variado. Como a velocidade é positiva, a pessoa se movimenta no sentido positivo do eixo das posições.

A tabela permite construir os seguintes gráficos:
Gráfico aceleração-tempo
Gráfico aceleração tempo - MUV (Foto: Reprodução)
Quando o movimento é uniformemente variado o gráfico aceleração-tempo é uma reta paralela ao eixo dos tempos.

Gráfico velocidade-tempo
Gráfico velocidade-tempo MUV (Foto: Reprodução)
Quando o movimento é uniformemente variado, o gráfico velocidade-tempo é uma reta inclinada em relação ao eixo dos tempos.

Gráfico posição-tempo
Gráfico posição-tempo MUV (Foto: Reprodução)
Quando o movimento é uniformemente variado, o gráfico posição-tempo é uma parábola.

GRÁFICO VELOCIDADE-TEMPO

Em um gráfico velocidade-tempo a área hachurada permite calcular o deslocamento (∆s) sofrido pela partícula entre os instantes t1 e t2.
Gráfico velocidade-tempo (deslocamento)  (Foto: Reprodução)















Fonte:http://educacao.globo.com/fisica/assunto/mecanica/analise-grafica-dos-movimentos.html

Postagem por: Beatriz Rocha