O físico estuda a relação entre a matéria e a energia, suas propriedades e as leis que regem sua interação. O bacharel lida com corpos e fenômenos físicos de todas as dimensões, de partículas subatômicas à imensidão do cosmo. Pode especializar-se em diversas áreas, como acústica, astrofísica e física nuclear. Aplica as leis do mundo físico tanto na pesquisa pura quanto na solução de questões práticas e cotidianas. Na indústria, cria e aperfeiçoa materiais, produtos e processos. Atua, ainda, na área de física médica, desenvolvendo e aplicando tecnologias e equipamentos nucleares e radioativos para diagnóstico e tratamento. O maior campo de trabalho, contudo, é mesmo o ensino. Para lecionar nos ensinos Fundamental e Médio é preciso cursar uma licenciatura.
FÍSICA MÉDICA
Algumas instituições oferecem especificamente o curso de Física Médica. Radiologia diagnóstica, medicina nuclear e radioterapia são os maiores campos de atuação desse profissional. Ele é responsável pelo dimensionamento de equipamentos, por procedimentos de segurança quanto à radiação, como a determinação do tipo e do tamanho de blindagens e a determinação e calibragem das doses de radiação, e pela avaliação e supervisão da utilização de equipamentos de imagem (tomógrafos, por exemplo).
Mercado de Trabalho
Faltam professores de física. A demanda é grande em escolas públicas e particulares e cursinhos, em todo o país, especialmente no Norte, no Nordeste e no Centro-Oeste. Instituições financeiras, indústrias e departamentos de tecnologia da informação de grandes empresas buscam recém-formados, tanto da licenciatura quanto do bacharelado. A Petrobras contrata para atuar em pesquisa e desenvolvimento de novas tecnologias de prospecção e extração de petróleo. Na área de física médica, há demanda em radioterapia e medicina nuclear. A Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen) exige que institutos e clínicas de medicina nuclear mantenham um físico responsável pelo controle de dosagem e pela proteção radiológica. Sul e Sudeste concentram as vagas em grandes empresas e na área acadêmica. O Nordeste oferece oportunidades em universidades federais.
Curso
Já no início, o currículo envolve muita matemática e física básica. A partir do segundo ano, há física avançada, eletromagnetismo, eletrostática, termodinâmica, astrofísica e muitos experimentos práticos. Para lecionar nos ensinos Fundamental e Médio é preciso cursar licenciatura. Ao final, é obrigatória a apresentação de uma monografia, além da realização de estágio.
Duração média: 4 anos.
Outros nomes: Ciên. (fís.); Ciên. Fís. e Biomoleculares; Quím./Fís. (fís.).
Fonte: http://guiadoestudante.abril.com.br/profissoes/ciencias-exatas-informatica/fisica-686301.shtml