segunda-feira, 29 de agosto de 2016

Cinemática nos vestibulares





1-Um ônibus percorreu 20 km a 60 km/h e 60 km a 90 km/h. Determine a velocidade escalar média do ônibus nos 80 km percorridos. Considere que, em cada trecho, o ônibus sempre manteve velocidade constante.
68 km/h
 70 km/h
 74 km/h
 80 km/h
 82 km/h

2- um atleta correndo ultrapassa um trem com 100 metros de comprimento, que se move vagarosamente no mesmo sentido. A velocidade do corredor é o dobro da velocidade do trem. Em relação ao solo, qual é o espaço percorrido pelo atleta, desde o instante em que alcança a traseira da composição até o instante em que a ultrapassa?
100 m
 200 m
 240 m
 300 m
 360 m

Fonte e gabarito: http://guiadoestudante.abril.com.br/estudar/simulados/simulado-fisica-cinematica-509620.shtml?rs=p0uA4NvrP&pn=Q1p
Postagem por: Beatriz Rocha

Introdução à Cinemática



Cinemática é a parte da Mecânica que descreve o movimento, determinando a posição, a velocidade e a aceleração de um corpo em cada instante.
Tempo é uma noção aceita sem definição, fundamental na descrição de qualquer movimento.
Os corpos em estudo, denominado móveis, são considerados pontos materiais. Ponto material é um corpo cujas dimensões não interferem no estudo de determinado fenômeno


Fonte: http://www.infoescola.com/mecanica/cinematica/
Postagem por: Beatriz Rocha

sábado, 27 de agosto de 2016

3 erros de física em filmes





Robô - Parte 01 (Etimologia)






A palavra robô foi utilizada - e criada - pela primeira vez em 1924 quando o escritor checo Karel Čapek a lançou na peça de teatro chamada R.U.R. (A editora Hedra lançou a peça no Brasil com o título A Fábrica de Robôs), iniciais de "Rosumovi Univerzální Roboti". A palavra Robô tem origem na palavra tcheca robota que significa trabalho forçado.


Karel Čapek


Referências:

Viagem na eletricidade





Sinopse: Esse Desenho é originalmente da França de nome "Voyage en electricite" (Viagem na Eletricidade), e foi gravado em 26 episódios, e estão traduzidos para o Português. O Desenho faz uma abordagem técnica bem ampla, é ótimo para quem está ingressando no ramo da eletrônica. 

Gênios da Grã-Bretanha - Série

                      




Movimento circular uniforme







Número do episódio Link
09Clique aqui

sexta-feira, 26 de agosto de 2016

sábado, 20 de agosto de 2016

Gênios da Grã-Bretanha - Série

                      


Sinopse: A Grã-Bretanha pode ser apenas uma pequena ilha, mas seus grandes cientistas e inventores literalmente criaram o mundo moderno: desde a invenção da máquina a vapor, computadores e da internet, à descoberta da teoria da evolução e do átomo. Nesta série, em cinco partes, algumas figuras científicas da Grã-Bretanha - Stephen Hawking, Richard Dawkins, James Dyson, David Attenborough, Robert Winston, Paul Nurse, Jim Al-Khalili, Kathy Sykes e Olivia Judson - contam as histórias das pessoas por trás dessas inovações. De Isaac Newton a Frank Whittle, de James Watt a Isambard Kingdom Brunel e de Joseph Banks a Rosalind Franklin foram os que - por meio de sangue, suor e lágrimas - superaram todos os obstáculos em busca de respostas.

Distancias espaciais



Interstellar





A lei da queda dos corpos







Número do episódio Link
02Clique aqui