domingo, 29 de maio de 2016

Peter Higgs




Laureado com o prêmio nobel de Física (2013), juntamento com o belga sobrevivente do holocausto François Englert, Peter Higgs, é um físico teórico inglês que explicou a origem da massa das partículas elementares.



O bóson de higgs é uma partícula elementar bosônica prevista pelo Modelo Padrão de partículas, teoricamente surgida logo após ao Big Bang de escala maciça hipotética predita para validar o modelo padrão atual de partículas e provisoriamente confirmada em 14 de março de 2013. Representa a chave para explicar a origem da massa das outras partículas elementares



,
"A meca de todo cientista/vista aérea do CERN"

"O local onde foi confirmado a existência da partícula mais importante de todas"


Vídeo explicando com o bóson e o  CERN funcionam.


Vídeo explicando o campo de Higgs.
Documentário sobre Peter Higgs.


Referências: 





Física em The 100

Sinopse: Definir 97 anos após uma guerra nuclear que destruiu a civilização , quando os sobreviventes solitários de uma nave espacial de habitação da humanidade envia 100 jovens delinquentes de volta à Terra, na esperança de, eventualmente, voltar a povoar o planeta.

A física está presente em The 100 em todos os momentos, desde a civilização que foi destruída por uma guerra nuclear até a estação espacial em que vivem e por conta disso desenvolvem uma capacidade de estar na terra e não sofre com a radiação, isto é, por conta de viverem em uma estação espacial os raios solares chegam mais fortes em suas peles, entretanto eles evoluíram no espaço e desenvolveram a capacidade de absorver esses raios solares e não sofrerem com a radiação na terra.
Outro momento e que percebemos a física é no final da 1a temporada, em que os 100 criam uma corrente que passa por um imã para dar propulsão na nave e salvar a todos.

Referências:

Voltímetro e Amperímetro


"Um multímetro que pode ser usado como voltímetro, amperímetro ou ohmímetro"



Neste vídeo o prof. Marcelo Boaro discute os aparelhos de medida de eletricidade, o Amperímetro e o Voltímetro ideais, e como calcular suas correntes e seus diferenciais de potenciais elétricos.

O paradoxo dos gêmeos




O paradoxo dos gêmeos consiste em: Dois gêmeos fazem a seguinte experiência: um deles parte da Terra numa astronave, com destino a uma estrela distante, enquanto o outro permanece na Terra. Ao retornar, o viajante encontra-se com o gêmeo que permaneceu na Terra e observa que este está alguns anos mais velho do que ele.



A explicação do por quê da ocorrência de tal fenômeno:




Referências:

domingo, 22 de maio de 2016

Nikola Tesla



Saindo um pouco da nossa programação normal, na qual discorro sobre físicos que mudaram o mundo, hoje vou comentar sobre Nikola Tesla que apesar de ter sido apenas um engenheiro mecânico mudou o MUNDO com conceitos de física com por exemplo a eficácia da utilização da corrente alternada na geração de energia. Tesla foi um homem muito afrente de seu tempo tanto na construção de máquinas e objetos quanto no seu pensamento em que um dia poderíamos mandar imagens e sons apenas por pulsos magnéticos pelo mundo inteiro.



Este documentário mostra a chegada de Tesla na América e suas discussões com Thomas Edison sobre a utilização da corrente alternada e a contínua, e também a construção da torre de Wardenclyffe. 



As previsões de Tesla sobre a construção da torre de Wardenclyffe: 

1) A interconexão de todas as estações de telégrafos do mundo;

2) O estabelecimento de um serviço de telégrafos secreto e imune a interferências para uso do governo;

3) A interconexão de todos os telefones e estações telefônicas do mundo inteiro;

4) A difusão universal de notícias, música, etc.;

5) A transmissão mundial de textos na forma escrita (cartas, cheques, etc.);

6) A reprodução mundial de fotografias e desenhos;

7) O estabelecimento de um serviço universal de marinha capaz de permitir a orientação dos navegadores de todos os barcos e, conseqüentemente, a prevenção de acidentes e desastres navais.

"Torre de Wardenclyffe"




"Tesla"

Referências:

quinta-feira, 19 de maio de 2016

Albert Einstein



"A imaginação é mais importante que o conhecimento."


Nasceu em 14/03/1879 em Ulm na Alemanha, Albert Einstein foi o físico que abalou o mundo da física no início do século XX, mais precisamente em 1905 e hoje 19/05/2016 é comemorado o dia do Físico em homenagem aos artigos publicado no então chamado o ano do milagre de Einstein, no qual ele publica alguns artigos entre eles a equivalência entre massa e energia E=m*c², a teoria da relatividade especial, um sobre o movimento Browniano e um sobre a luz, respondendo uma velha questão que o intrigou a vida inteira: O que é a luz? e com esse mesmo artigo ganhou o prêmio nobel.




Documentário sobre a vida de Einstein, feito pelo History Channel.



Outro documentário, sobre Einstein com o na sua equação E=mc² e contanto a história da energia e matéria até a sua unificação feita por Albert Einstein. O documentário cita Faraday,  Lavoisier e muitos outros Físicos e Químicos.
Clicando neste link, pode ser ouvido um podcast sobre ondas gravitacionais com mais detalhes que são parte da relatividade geral.



Frases famosas de Einstein:
  • A imaginação é mais importante que o conhecimento.
  • Duas coisas são infinitas: o universo e a estupidez humana. Mas, no que respeita ao universo, ainda não adquiri a certeza absoluta.
  • Deus não joga dados com o universo.

quarta-feira, 18 de maio de 2016

And God said... and then there was light



As Equações de Maxwell     

 



 

 As chamadas equações de Maxwell (em homenagem a James Clerk Maxwell) descrevem os fenômenos eletromagnéticos (elétricos e magnéticos). Para dar uma idéia do alcance dos fenômenos regidos pelas equações de Maxwell basta lembrarmos que a luz é um fenômeno de origem eletromagnética! Desde quando formuladas, há mais de um século, estas equações passaram pelos mais severos testes experimentais e sem dúvida constituem-se num dos pilares da Física.

Estas equações podem ser encontradas no livro "A Treatise of Electricity and Magnetism", que constitui-se em uma das grandes obras da humanidade - a primeira edição é de 1873. Na verdade Maxwell utilizou símbolos diferentes, e os usados acima correspondem ao uso moderno. Não cabe aqui explicar o significado destes símbolos; primeiro porque não é importante para o que segue, e segundo pois não deve interessar mesmo ao não-especialista. O fato é que ao escrever estas equações, Maxwell sintetizou todo o conhecimento da época acerca dos fenômenos elétricos e magnéticos na forma de um conjunto de equações relativamente simples. Apenas esse fato já mereceria destaque, mas o mais importante é que partindo destas equações Maxwell pode ir mais adiante e antecipar do ponto de vista puramente teórico descobertas experimentais que só viriam anos depois pelas mãos de Hertz.  

 



Fonte: http://www.ime.unicamp.br/~vaz/maxwell.htm

 

Como funciona uma usina hidrelétrica?



O princípio básico é usar a força de uma queda d'água para gerar energia elétrica. Essas usinas possuem enormes turbinas, parecidas com cata-ventos gigantes, que rodam impulsionadas pela pressão da água de um rio represado. Ao girar, as turbinas acionam geradores que produzirão energia. No Brasil, as hidrelétricas são as principais responsáveis pela luz que não nos deixa no escuro. Se bem que, no ano passado, vivemos na sombra do apagão, um período de racionamento provocado, entre outros motivos, pela falta de chuvas. Mas o que as chuvas têm a ver com eletricidade? É que, quando há um período grande de seca, os rios perdem volume e o nível do reservatório das usinas cai, diminuindo a força da queda d'água. Assim, as turbinas giram mais lentamente e produzem menos energia. Após a crise de 2001, o governo ampliou os planos para construir usinas movidas a queima de gás natural.
Publicidade
"Uma grande hidrelétrica custa muito caro para construir e tem grande impacto ambiental, mas por outro lado é uma fonte de energia limpa e renovável, que não depende de combustíveis fósseis", diz o engenheiro Lineu Belico dos Reis, autor do livro Energia Elétrica para o Desenvolvimento Sustentável e professor da USP. Enquanto os novos tipos de usina não ficam prontos, o Brasil continua dependendo de suas hidrelétricas. Só a de Itaipu, no rio Paraná, a maior do mundo, produz 12 600 megawatts, 25% do consumo de energia de todo o Brasil
.
Fonte de potência Mecanismos especiais transformam rio represado em gerador de eletricidade


Fonte: http://mundoestranho.abril.com.br/materia/como-funciona-uma-usina-hidreletrica

Espectrômetro de massa




Um espectrômetro de massa é um aparelho que permite a medição de massas de isótopos ou radicais moleculares, estudando a trajetória de partículas carregadas num campo magnético uniforme. Partículas com a mesma velocidade, ao entrarem numa região onde existe campo magnético vão descrever trajetórias circulares cujo raio depende da sua massa.
Desta maneira, a partir de uma amostra é possível determinar as abundâncias relativas e as massas das partículas. 



Referências:

ONDAS - Classificação das ondas




Uma onda é um movimento causado por uma perturbação, e esta se propaga através de um meio.
Um exemplo de onda é tido quando joga-se uma pedra em um lago de águas calmas, onde o impacto causará uma perturbação na água, fazendo com que ondas circulares se propagem pela superfície da água.
Também existem ondas que não podemos observar a olho nu, como, por exemplo, ondas de rádio, ondas de televisão, ondas ultra-violeta e microondas.
Além destas, existem alguns tipos de ondas que conhecemos bem, mas que não identificamos normalmente, como a luz e o som.
Mas o que elas têm em comum é que todas são energias propagadas através de um meio, e este meio não acompanha a propagação.
Conforme sua natureza as ondas são classificadas em:
  • Ondas Mecânicas: são ondas que necessitam de um meio material para se propagar, ou seja, sua propagação envolve o transporte de energia cinética e potencial e depende da elasticidade do meio. Por isto não é capaz de propagar-se no vácuo. Alguns exemplos são os que acontecem em molas e cordas, sons e em superfícies de líquidos.
  • Ondas Eletromagnéticas: são ondas geradas por cargas elétricas oscilantes e sua propagação não depende do meio em que se encontram, podendo propagar-se no vácuo e em determinados meios materiais. Alguns exemplos são as ondas de rádio, de radar, os raios x e as microondas.
Todas as ondas eletromagnéticas tem em comum a sua velocidade de propagação no vácuo, próxima a 300000km/s, que é equivalente a 1080000000km/h.


Quanto a direção de propagação as ondas são classificadas como:
  • Unidimensionais: que se propagam em apenas uma direção, como as ondas em cordas e molas esticadas;
  • Bidimensionais: são aquelas que se propagam por uma superfície, como as água em um lago quando se joga uma pedra;
  • Tridimensionais: são capazes de se propagar em todas as dimensões, como a luz e o som.
Quanto à direção da vibração as ondas podem ser classificadas como:
  • Transversais: são as que são causadas por vibrações perpendiculares à propagação da onda, como, por exemplo, em uma corda:
Fonte: http://www.sofisica.com.br/conteudos/Ondulatoria/Ondas/classificacao.php

terça-feira, 17 de maio de 2016

Integrantes do grupo [atualizado]


INTEGRANTES

Grupo de Física - IDESA, 3ºE.M A




Grupo 01 - 3º Ensino Médio "A"

Beatriz Rocha   » 04 »  -
Gabriel Martins » 06 » Líder
João de Alencar » 18 » Vice Líder
José Eduardo »  22 »  -
Vinicius Santos » 39 » Comitê de Ética


domingo, 15 de maio de 2016

Física no filme Gravidade










Sinopse do filme: Matt Kowalski (George Clooney) é um astronauta experiente que está em missão de conserto ao telescópio Hubble juntamente com a doutora Ryan Stone (Sandra Bullock). Ambos são surpreendidos por uma chuva de destroços decorrente da destruição de um satélite por um míssil russo, que faz com que sejam jogados no espaço sideral. Sem qualquer apoio da base terrestre da NASA, eles precisam encontrar um meio de sobreviver em meio a um ambiente completamente inóspito para a vida humana.

Um dos erros presente no filme é em relação a própria gravidade, em uma das cenas uma das personagens pula de uma estação espacial para outra, na realidade essa "manobra" deveria ser muito bem planejada, já que a diferença de velocidade das naves são de aproximadamente 180km/h.
Outro erro seria a perda de comunicação entre os protagonistas e a NASA, que de acordo com cientistas isso não aconteceria a apenas 230 milhas da terra, já que a comunicação via satelite orbita numa distancia até 100 vezes maior.
Um dos maiores acertos do longa foi a representação do espaço, da aurora polar, a espessura da atmosfera da terra, e principalmente as caminhadas espaciais, que mostraram as dificuldades existentes  em relação a física na terra.




Carl Sagan




Carl Sagan nasceu 9/11/1934 em Nova York e foi um cientista, astrobiólogo,astrônomo, astrofísico, cosmólogo, escritor e divulgador científico Estadunidense. Carl Sagan, foi na minha opinião, o maior divulgador científico do século XX pois inspirou uma geração de cientistas o maior exemplo é quando Neil deGrasse Tyson na re-filmagem de cosmos conta no primeiro episódio que teve um encontro com Carl Sagan em um laboratório e a partir desse encontro tinha certeza do que ser quando crescer.
"Algum lugar, algo incrível está esperando pra ser descoberto."



Clicando neste link, pode ser assistido no youtube a série cosmos original criado pelo Sagan. Obs: alguns episódios estão sem áudio por conta de direitos autorais.  Na netflix tem completa a re-filmagem que fizeram com Neil DeGrasse Tyson, da série Cosmos.
"Nós somos uma maneira de o cosmos se autoconhecer."



Um vídeo sobre o SETI, um programa que procura por civilizações inteligentes criado por Sagan e Frank Drake.


O pálido ponto azul...
"Olhem de novo para esse ponto. Isso é a nossa casa, isso somos nós. Nele, todos a quem ama, todos a quem conhece, qualquer um dos que escutamos falar, cada ser humano que existiu, viveu a sua vida aqui. O agregado da nossa alegria e nosso sofrimento, milhares de religiões autênticas, ideologias e doutrinas econômicas, cada caçador e coletor, cada herói e covarde, cada criador e destruidor de civilização, cada rei e camponês, cada casal de namorados, cada mãe e pai, criança cheia de esperança, inventor e explorador, cada mestre de ética, cada político corrupto, cada superestrela, cada líder supremo, cada santo e pecador na história da nossa espécie viveu aí, num grão de pó suspenso num raio de sol.
A Terra é um cenário muito pequeno numa vasta arena cósmica. Pensai nos rios de sangue derramados por todos aqueles generais e imperadores, para que, na sua glória e triunfo, vieram eles ser amos momentâneos duma fração desse ponto. Pensai nas crueldades sem fim infligidas pelos moradores dum canto deste pixel aos quase indistinguíveis moradores dalgum outro canto, quão frequentes as suas incompreensões, quão ávidos de se matar uns aos outros, quão veementes os seus ódios.
As nossas exageradas atitudes, a nossa suposta auto-importância, a ilusão de termos qualquer posição de privilégio no Universo, são reptadas por este pontinho de luz frouxa. O nosso planeta é um grão solitário na grande e envolvente escuridão cósmica. Na nossa obscuridade, em toda esta vastidão, não há indícios de que vá chegar ajuda de algures para nos salvar de nós próprios.
A Terra é o único mundo conhecido, até hoje, que alberga a vida. Não há mais algum, pelo menos no próximo futuro, onde a nossa espécie puder emigrar. Visitar, pôde. Assentar-se, ainda não. Gostarmos ou não, por enquanto, a Terra é onde temos de ficar.
Tem-se falado da astronomia como uma experiência criadora de firmeza e humildade. Não há, talvez, melhor demonstração das tolas e vãs soberbas humanas do que esta distante imagem do nosso miúdo mundo. Para mim, acentua a nossa responsabilidade para nos portar mais amavelmente uns para com os outros, e para protegermos e acarinharmos o ponto azul pálido, o único lar que tenhamos conhecido." 


"A terra vista nos confins do sistema solar"


sábado, 14 de maio de 2016

Voz Feminina e Voz Masculina




Uma das grandes diferenças entre as vozes, femininas e masculinas, é a sua frequência: A voz masculina gira em torno de aproximadamente 100 Hz, enquanto a da mulher gira em 
torno de aproximadamente 200 Hz.

Classificação das vozes, com foco nas notas musicais.

Referências: